Como Planear Objetivos em 7 Passos

Como Planear Objetivos em 7 Passos

foco objetivos prosperidade sucesso Jan 09, 2022

Esta é uma das melhores alturas para mudar. Estamos no início de um novo ciclo e este pode ser O Tal, o ano em que tudo muda e a sua vida dá uma volta de 180 graus. 

Imagine-se no final deste ano 2022 no jantar de Natal com a sua família e está a contar-lhes como este ano foi o melhor de sempre. O ano em que conseguiu acabar o tal curso, escrever aquele livro, conseguiu ser promovido ou iniciou-se como empreendedor. O ano em que conheceu a sua cara-metade ou decidiu dar uma transformação à sua saúde mental e física presenteando as mudanças aos seus familiares.

Mas mais importante que revelar as suas conquistas é olhar para trás e ver com os seus próprios olhos o quanto mudou, o quanto se transformou. Ver que conseguiu dar a volta a hábitos impossíveis de mudar e iniciar outros que lhe abriram caminho a uma vida que sempre desejou. Feche os olhos e sinta esse momento agora. Imagine-se daqui por 12 meses e sinta a emoção de todos à sua volta a darem-lhe os parabéns e a perguntarem-lhe qual “o segredo” do seu sucesso.

Garanto-lhe que esse dia irá chegar. O tempo irá passar e é importante que comece o quanto antes, ou seja, hoje. Como?

Comecemos com o planeamento de OBJETIVOS. Proponho 7 passos

 

Passo 1 - Entender o porquê de ter objetivos

Ter objetivos dá-lhe razões para sair da cama entusiasmado, com vontade de ir trabalhar. Sim trabalhar. Aquele que trabalha com objetivos, mesmo que seja apenas para pagar as contas, sabe que não será por muito tempo até chegar ao topo, ou até mudar de emprego. Se não tem objetivos é como “ir ao sabor da maré”, ora vai para norte, ora vai para sul, consoante os ventos da economia. Algumas perguntas podem ajudar: Onde quero chegar com o faço? Onde estarei daqui por 5 anos? 10 anos? Porque faço o que faço? Quero mais? Quero melhor? Posso mais?

Pare por uns momentos e defina objetivos. Na dúvida continue a ler. Certo é, se não trabalhar nos seus objetivos estará a trabalhar para os objetivos dos outros.

 

Passo 2 – Escrever os objetivos

Não se fie na memória quando se trata de saber o que quer. Bem sei que não nos esquecemos do que queremos, mas quando escreve é mais um compromisso que está a assumir consigo próprio. Apesar de hoje quase tudo ser digital, assinaturas de compra de automóvel, casa, empréstimos, casamentos, tudo ainda se escreve em papel. Existe uma espécie de transferência de energia para o papel que assinala o início de algo grandioso. Escreva os seus objetivos.

 

Passo 3 – Vale para todas as áreas

Anote tudo o que gostaria de ter, fazer e ser, como se não existem quaisquer limitações, tal como as crianças o fazem. Para elas não há como não. Para uma melhor organização divida por áreas. Por exemplo: Saúde, Família, Trabalho ou Carreira, Finanças, Desenvolvimento Pessoal ou Espiritual, Lazer.

 

Passo 4 – Porquê esse objetivo?

Á frente de cada objetivo escreva muito sucintamente porque é que é importante para si atingir aquilo a que se propôs. Aquele que não sabe o porquê daquilo que quer terá uma probabilidade maior de desistir quando surgirem dificuldades. Este é talvez o passo mais difícil de se dar. Quando realmente pensamos no porquê de fazermos o que fazemos, somos confrontados muitas vezes com os nossos valores e muitos não estão satisfeitos com a vida que levam, caindo em desespero e frustração. Começamos projetos e desafios que não acabamos e não ficamos sem saber o porquê desses resultados. Dou-lhe um exemplo: Muitos procuram um emprego consoante o ordenado, contudo, é bom aliar o gosto e a capacidade de execução das tarefas, pois quando o volume de trabalho aumentar não terá remorsos e não se sentirá frustrado e deprimido. Quantas pessoas fazem o que realmente gostam? Lembre-se disto:

“Quando persegue os seus objetivos, guiado pelos seus valores, no contexto dos seus sonhos, milagres acontecem.” – Paul McKenna     

 

Passo 5 – Use o acrómio S.M.A.R.T.

Para cada um dos objetivos verifique se é:

S – Específico – seja o mais específico possível. Querer perder peso não é específico. Quanto quer perder?

M – Mensurável – O objetivo terá de ser medido para saber se houve ou está a haver progresso. Por exemplo: em 30 minutos quantos quilómetros quer percorrer?

A – Alcançável ou atingível – O seu objetivo é alcançável de uma só vez ou precisa de dispô-lo em pequenas tarefas mais realistas?

R – Relevante – É relevante para si? O seu porquê vai dar-lhe o combustível de que precisa para se manter no bom caminho. Veja de novo o passo 4.

T – Temporizado – Coloque uma data para atingir o seu objetivo. Acabo de escrever um livro no dia 25 de dezembro de 2022.  

Poderá fazer para cada um dos objetivos que escreveu, porém, se lhe parecer uma tarefa morosa, selecione os 3 ou 5 objetivos mais importantes para si e dedique o seu tempo a trabalhar nos detalhes da sua conquista. Seja S.M.A.R.T. 

 

Passo 6 – Revisão semanal ou mensal

Reveja os seus objetivos de forma regular por mês ou por semana. De nada adianta ter todo este trabalho se não for verificando o seu progresso. Por isso fazemos os objetivos na forma S.M.A.R.T.

Manter os objetivos escritos e visíveis na porta do quarto, no escritório, no frigorífico, no telefone, dá-lhe um sentido de urgência e de compromisso. Se derrapar ou falhar com algumas tarefas semanais ou mensais, lembre-se que não deverá ajustar o objetivo, mas o plano!   

 

Passo 7 – Leia para se manter motivado

Busque saber mais sobre si e sobre o comportamento humano. Saiba porque falhamos e porque temos sucesso. Leia livros de autoconhecimento, de desenvolvimento pessoal e espiritual, ouça podcasts, vídeos, áudio livros. Estamos numa Era tecnológica e digital fantástica. Á distância de um clique encontramos respostas para quase tudo. Só temos de nos disciplinar com estes passos. À medida que avança com pequenos progressos, mais motivado irá ficar e mais irá querer fazer. É o efeito de bola de neve.

 

Para o ajudar sugiro-lhe estes 5 livros:

  • Hábitos Atómicos – James Clear
  • O Poder Sem Limites – Anthony Robbins
  • Os Princípios do Sucesso – Jack Canfield
  • Propósito – Sri Prem Baba
  • Pequeno Manual Para a Vida – Epicteto

 

Também não podia deixar de lhe sugerir o Podcast Pare Escute Ajuste onde poderá ouvir o episódio Como Planear Objetivos em 7 Passos

 

Desejo-lhe um ano 2022 com Coragem e Foco!

Se precisar de um “empurrão” pessoal estou á distância de um email: [email protected]

 

Um Bem Haja

Luís Barbudo

Fique a saber das novidades e eventos!

Subscreva a lista de email para receber reflexões e conteúdos úteis ao desenvolvimento do Corpo&Mente.
Não se preocupe que os seus dados estarão seguros connosco e não serão partilhados com terceiros.

Detesto SPAM. A sua informação não será vendida por nenhuma razão.